A Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção do Congresso Nacional recebeu nesta terça-feira (29) as assinaturas da sociedade civil em apoio à campanha do Ministério Público Federal contra a corrupção. Segundo o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), são mais de 2 milhões cidadãos de todo o Brasil que firmaram adesão à causa.

A entrega das assinaturas aconteceu no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, e teve a participação de procuradores, advogados, professores e alunos que lotaram o espaço pedindo rápida aprovação das “10 Medidas Contra a Corrupção”.

O deputado Macris declarou seu apoio à proposta e disse que os parlamentares precisam levar em conta a reivindicação. “São duas milhões e vinte oito mil assinaturas que recebemos hoje pedindo maior rigor à corrupção. Quem não acompanhar essa mudança será atropelado pela sociedade brasileira. Essa mudança de 10 medidas contra a corrupção deve e precisa ser aprovada no Congresso Nacional”, considerou.

As medidas pleiteadas são: investimento em prevenção contra a corrupção; criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos; aumento da pena para corrupção de altos valores; aperfeiçoamento do sistema recursal penal; celeridade nas ações de improbidade administrativa; reforma no sistema de prescrição penal; ajustes no conceito de provas ilícitas e nas nulidades penais; responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2; prisão preventiva para assegurar devolução do dinheiro desviado; e recuperação do lucro derivado do crime.