A Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar) em parceria com Marinha do Brasil realizaram um encontro na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (6) para apresentar um balanço da reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz. A unidade foi destruída em incêndio em fevereiro de 2012.

Membro do Proantar, o deputado Vanderlei Macris participou do evento, que teve a presença do ex-chefe da Estação Antártica, o Capitão de Fragata Kristoschek, e da pesquisadora Tamara Dantas, da Universidade de Brasília (UnB). O capitão e a pesquisadora falaram sobre a experiência vivida e os trabalhos realizados no Continente Antártico.

“Em 2008 tive a oportunidade de conhecer os estudos lá realizados, muito importantes para o impacto das mudanças ambientais globais e suas consequências para as Américas inclusive a Amazônia”, disse Macris. O parlamentar também já destinou emendas ao Orçamento para a manutenção da presença estratégica do Brasil na estação e continuidade das pesquisas científicas sobre mudanças climáticas, aquecimento global, poluição atmosférica, camada de ozônio, biologia marinha e outros.