*Clipping

PSDB na Câmara – 26/02/2018

O deputado Vanderlei Macris (SP) participou nesta segunda-feira (26) de debate sobre as dificuldades dos brasileiros na hora de buscar informações nutricionais e a revisão dessas informações nos rótulos de alimentos. O tema foi abordado pelo programa “Participação Popular”, da TV Câmara. Por telefone, o tucano falou de sua proposta, o PL 5.522/16, que sinaliza com as cores verde, amarelo e vermelho os níveis de carboidratos, sal, açúcar e gordura na composição do alimento.

O parlamentar fez menção à problemática das doenças causadas pela má alimentação e consumo excessivo de determinados componentes dos alimentos e explicou que o Brasil não pode ficar de fora das discussões sobre a necessidade de melhorar a forma como as informações de rótulo são apresentadas. Como afirmou, ainda não há um modelo definido a ser adotado, tornando o debate fundamental.

“Estamos começando a discutir um assunto que precisa ser levado em consideração por aqueles que têm responsabilidade com as decisões do país em relação a questão dos alimentos”, disse o tucano. Ao ressaltar que outros países já travaram esse debate, Macris reforçou que é preciso chegar a um consenso.

Segundo ele, o Congresso Nacional precisa caminhar para um direcionamento e sua proposta tem ganhado adeptos. O objetivo, destaca, é que ao final dos debates e da tramitação da proposta, o país tenha uma legislação democrática, de interesse da sociedade e que leve em conta as questões da produção e, particularmente, do consumidor. O importante é que o cidadão tenha ao seu dispor toda a informação necessária e, assim, possa decidir o que consume.

Como seria o modelo proposto?

De acordo com o projeto de lei apresentado pelo deputado, os fabricantes seriam obrigados a veicular, em quadro informativo de fácil e destacada visualização na parte frontal da embalagem do produto, as

quantidades totais e percentuais de carboidratos, sal, açúcar e gordura na composição do alimento. Para cada célula desses componentes, haveria uma cor de fundo:

1) verde, se a quantidade do nutriente constante na fórmula apresentar níveis abaixo dos recomendados para o consumo diário;

2) amarelo, se a quantidade do nutriente apresentar níveis semelhantes aos recomendados;

3) vermelho, se a quantidade apresentar níveis superiores aos recomendados para o consumo diário.

Para assistir clique na imagem abaixo.

(reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola)

Matéria publicada: http://psdbnacamara.com.br/2018/02/26/macris-destaca-importancia-de-debate-sobre-rotulagem-dos-alimentos/

*Clipping - Este material não é de autoria da Assessoria do Deputado Federal Vanderlei Macris. São notícias selecionadas que constam a participação do parlamentar.