O deputado Vanderlei Macris participou nesta segunda-feira (26) de debate do programa Participação Popular da TV Câmara sobre a “revisão nos rótulos de alimentos industrializados”. Ao vivo, o parlamentar destacou que o Brasil precisa ser mais responsável com a forma que as informações são apresentadas para a população.

Macris tem um Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados - PL 5522/2016 - que torna obrigatória a exposição clara e destacada em cores semafóricas nas embalagens dos produtos industrializados informando a quantidade de carboidratos, sal, açúcar e gordura utilizados na formulação destas comidas. Outro projeto em tramitação estabelece uma mensagem em selo preto informando a presença desses produtos na composição do alimento – PL 7621/2017.

Para Macris, a sua proposta facilita a compreensão de todo o cidadão do país, por terem natural entendimento das cores de um semáforo de trânsito. No entanto, o parlamentar destaca a necessidade de debate para que as propostas sejam aperfeiçoadas e a população saia ganhando. “O que se faz é buscar o interesse do consumidor. Que tipo de alerta que vamos dar nos produtos alimentícios afim de que o consumidor posso estar muito bem esclarecido, assim ele decide o que o que fazer”, disse.

O parlamentar lembra que o Reino Unido e a Espanha utilizam a padronagem das cores semafóricas nos rótulos de todos os produtos industrializados lá comercializados.

A proposta de Macris já passou pela Comissão de Defesa do Consumidor e agora segue para as de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.