Recursos serão destinados para implantação do Centro de Parto Normal da unidade

Foi assinado na manhã desta segunda-feira, 18, convênio de R$ 550 mil proveniente de emenda de autoria do deputado federal Vanderlei Macris junto ao Ministério da Saúde para Hospital Estadual de Sumaré (HES), que atende além da cidade sede, Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Santa Bárbara do Oeste. Uma segunda emenda de R$ 200 mil apresentada pelo parlamentar também foi empenhada para o HES e segue o trâmite para liberação.

Presentes na assinatura na sede da Unicamp, mantenedora do Hospital, estiveram o reitor da unidade, Marcelo Knobel, o diretor Diretor-Superintendente do HES, Prof. Dr. Luiz Roberto Lopes, o assessor parlamentar Danilo Godoy, que representou o deputado Vanderlei Macris, e demais autoridades.

Macris destacou a importância do projeto. “Recebemos essa solicitação e trabalhamos para poder atender de prontidão porque se trata de saúde e atenção à vida”, disse.

“Esse investimento será de fundamental importância para o Hospital Estadual pois garantirá a implantação do Centro de Parto Normal do hospital, que atenderá através da Rede Cegonha, projeto do governo federal que visa atenção humanizada à gravidez e ao parto”, completou.

A expectativa, segundo o projeto apresentado pelo HES, é da realização de 150 a 180 partos ao mês. Além da humanização e o local adequado para realização de partos naturais com menos riscos às mães e aos bebês, a medida libera a sala de cirurgia, hoje utilizada para este fim, para procedimentos realmente cirúrgicos.