Foi aprovado na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (6) o requerimento do deputado Vanderlei Macris para realização de audiência sobre o Trem Intercidades. O parlamentar quer debater com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com a Rumo Logística e com a MRS Logística S.A. o atraso para a autorização da cessão de uso da malha ferroviária.

Desde o início de março o presidente da República, Michel Temer, deu aval para que o Trem Intercidades fosse incluído no programa de concessões da União. No entanto, Macris informa que o estudo solicitado às concessionárias para o compartilhamento das faixas de domínio não foram completamente entregues, bem como o cronograma das fases do processo. “Falta o mosaico e informações sobre alguns trâmites por parte da Rumo, da MRS e do Governo Federal. Estamos acompanhando cada etapa e cobrando para que o Trem Intercidades possa ser licitado e ter sua implantação concretizada o quanto antes para a população”, disse.

Foram chamados o diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, o presidente da Rumo, Rubens Silveira, e o presidente da MRS, Guilherme Mello.

A Comissão de Viação e Transportes ainda não definiu data para a audiência, mas o parlamentar pediu urgência.