O deputado federal Vanderlei Macris participou na manhã desta sexta-feira, dia 1º, da abertura oficial da 37ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia. A cidade figura entre os maiores produtores desses segmentos do estado e do país. A festa ocorre durante todo o mês de setembro, de sexta a domingo, reunindo mais de 100 mil visitantes a cada edição.

“Num momento de crise como o que passamos, temos um vislumbre de um futuro melhor em nossa economia. Essa festa mostra que há todo um empenho da comunidade local que com certeza vai trazer resultados positivos”, destacou Macris.

A festa é tradicional e acontece há mais de 3 décadas, colaborando para gerar turismo, renda e oportunidade de negócios. Atibaia é reconhecida nacionalmente pela excelência em seus morangos e é a maior produtora de flores do país.

Esses setores da agricultura geram uma quantidade significativa de empregos e os produtores mostram que têm um compromisso com sua terra e com nosso país. A festa é uma representação da força desses produtores”, comentou ainda o deputado.

A Associação Hortolândia, organizadora da festa, está agora planejando a criação de um Parque Ecológico, que abrigará futuras edições do evento e outros atrativos. O arquiteto Ruy Ohtake é responsável pelo projeto, que prevê ecoturismo, captação de água de chuva para reaproveitamento, centro de tratamento de esgoto, áreas experimentais agrícolas, eventos culturais e educacionais. Macris se colocou à disposição para colaborar no projeto.

Participaram da cerimônia desta sexta, além do deputado, autoridades como o prefeito Saulo Pedroso, o vice-prefeito Emil Ono, a primeira-dama Simone Cardoso, o secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Rubens Naman Rizek Júnior; o presidente da Associação Hortolândia de Atibaia, Nelson Yoshida; o Cônsul Geral do Japão no Brasil, Satoshi Morita; os prefeitos Murilo Pinheiro de Nazaré Paulista e Marco Antonio de Morungaba, além de parlamentares, vereadores, secretários municipais e representantes de associações de produtores de Atibaia e região.