Prefeitura projeta que será possível atingir o índice após a construção e reforma das estações de tratamento da Balsa e de Carioba

*Clipping

O Liberal – 29/08/2017

Mesmo sem ainda ter uma previsão, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana e a prefeitura miram atingir o tratamento de esgoto integral no município. Um passo importante será a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Balsa, que ontem recebeu um aporte de R$ 26 milhões para a conclusão da obra. A ETE terá capacidade de tratar 90 litros por segundo, e será construída com uma tecnologia que permite que o trabalho seja realizado sem a emissão de odores. A previsão é que a obra seja concluída até o final de 2020.

Outro passo para o tratamento integral do esgoto na cidade é a reforma da ETE Carioba, que deve ter custo na casa dos R$ 48 milhões. Essa verba segue em negociação com o Ministério das Cidades, e é outra intermediação prometida pelo deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) para os próprios meses.

Quando estiver operando, com os novos equipamentos e a nova estrutura física, a capacidade de tratamento de resíduos da ETE Carioba vai saltar dos atuais 40% para perto de 90%. “Com a estação da Balsa e com a reforma futura da ETE Carioba, nós vamos atingir 100% dos esgotos tratados. Para o município isso é uma grande conquista e para o DAE é uma satisfação poder conseguir esses recursos, porque sem eles seria impossível realizar essas obras”, afirmou o diretor da autarquia, Leandro Tresoldi.

Matéria publicada: http://liberal.com.br/cidades/americana/americana-projeta-tratar-100-do-esgoto-650796/

*Clipping - Este material não é de autoria da Assessoria do Deputado Federal Vanderlei Macris. São notícias selecionadas que constam a participação do parlamentar.