Além de identificar as causas da poluição na Represa de Salto Grande, os técnicos irão sugerir procedimentos para acabar com os poluentes

*Clipping

O Liberal – 08/07/2017

A cidade de Americana ganhou nesta sexta-feira um apoio importante para a despoluição da Represa Santo Grande. O projeto para o tratamento dos efluentes à montante da represa deve sair das pranchetas dos Comitês PCJ, formado por representantes dos municípios que integram as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Os comitês, no caso, irão disponibilizar seus próprios técnicos para identificar as causas da poluição e sugerir procedimentos para acabar com os poluentes.

O acordo foi traçado nesta sexta-feira no gabinete de Barjas Negri (PSDB), prefeito de Piracicaba e presidente dos Comitês PCJ. Ele recebeu uma comissão formada por lideranças políticas americanenses: o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB); o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias; e os vereadores que integram a comissão especial formada na Câmara, para o debate da despoluição do reservatório.

O secretário Odair deixou o encontro otimista. “O Barjas Negri foi muito receptivo e já nos próximos dias deve nos apresentar só engenheiros que vão se se dedicar ao projeto”, afirma. “Os Comitês PCJ colocaram a nossa disposição a expertise que eles têm no assunto. Conhecem as causas da poluição, sabem como devem atuar”, afirmou.

A reunião desta sexta foi, segundo Odair, um desdobramento dos encontros realizados em Brasília, no início de junho. A própria ANA (Agência Nacional das Águas) sugeriu a aproximação da comitiva americanense aos comitês. “Conseguimos o envolvimento de órgãos regionais para a solução do problema”, disse.

O engajamento nos debates sobre a despoluição da represa envolve vereadores de diversas legendas, como Gualter Amado (PRB), Pedro Peol (PV), Welington Rezende (PRP) e Rafael Macris (PSDB), que integram a Comissão Especial da Câmara.

Matéria publicada: http://liberal.com.br/cidades/americana/tecnicos-dos-comites-irao-identificar-as-causas-da-poluicao-618712/

*Clipping - Este material não é de autoria da Assessoria do Deputado Federal Vanderlei Macris. São notícias selecionadas que constam a participação do parlamentar.