Através de uma agenda solicitada pelo deputado federal Vanderlei Macris, uma comitiva de Americana (SP), formada pelo deputado, vereadores e secretário, se reuniu nesta sexta-feira (7) com o presidente dos Comitês Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ) e da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba e Jaguari (CBH-PJ) e prefeito do município de Piracicaba Barjas Negri (PSDB).

No encontro, a comissão solicitou ao presidente do PCJ um projeto de recuperação e despoluição do Rio Atibaia e Represa do Salto Grande. “A partir deste projeto elaborado pelo PCJ, teremos condições de buscar recursos federais, estaduais, do próprio PCJ, que conta com um orçamento de aproximadamente 38 milhões anuais para aplicar em projetos ligados às questões hídricas, além de conversão de multas de empresas que possuem passivos ambientais”, explicou o deputado Vanderlei Macris.

Relator da Comissão de Despoluição da Represa do Salto Grande, Rafael elogiou o trabalho da comissão e agradeceu a atenção do presidente do Comitê. “A reunião foi bem proveitosa e, agora, o Barjas Negri vai colocar essa questão na próxima reunião do PCJ para começar a trabalhar em cima do projeto. Estou muito feliz que o trabalho da Comissão da Despoluição está gerando frutos e ações efetivas na busca pela recuperação da represa e do rio Atibaia”.

A comitiva contou ainda com os vereadores americanenses Pedro Peol (PV), Welington Rezende (PRP) e Gualter Amado (PRB), além do secretário de Meio Ambiente de Americana, Odair Dias.

Na próxima terça-feira, 11/07, às 19h, a Comissão de Despoluição da Represa do Salto Grande irá palestrar no Fórum Brasil de Gestão Ambiental, na Expo Dom Pedro, no Shopping Parque Dom Pedro, em Campinas (SP).