Neste domingo, americanenses e o público da região puderam relembrar os bons tempos da orla na Praia dos Namorados

*Clipping

O Liberal – 29/05/2017

Moradores de Americana e região puderam prestigiar dois eventos gratuitos neste domingo (28), um deles cultural e o outro voltado ao meio ambiente, que uniram forças para recuperar a “imagem” que a antiga Praia dos Namorados oferecia às famílias.

O projeto cultural “Domingo em Família”, criado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Americana, foi integrada ao projeto “Limpa Salto Grande”, uma iniciativa de Vanessa Oliveira. O evento contou com show do cantor Guilherme Arantes.

O evento é um projeto cultural que teve incentivo do Proac (Programa de Ação Social do Estado de São Paulo), com patrocínio da Suzano Papel e Celulose, e colaboração das secretarias de Cultura e Turismo, Meio Ambiente, Governo, Obras e Serviços Urbanos, além do Consórcio PCJ, entre outros colaboradores. Segundo Vanessa, 200 voluntários ajudaram na realização do evento.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, o evento reuniu aproximadamente 7 mil pessoas. “Tivemos um ótimo público familiar prestigiando o evento. Todos também ficaram contentes e aplaudiram o momento em que o prefeito e o deputado Vanderlei Macris anunciaram a liberação de uma verba de R$ 2,7 milhões que possibilitará o início das obras de revitalização da orla da Praia dos Namorados”, disse. As obras devem começar no dia 2 de junho e o projeto engloba uma pista de caminhada, ciclovia, asfalto, paisagismo, lixeiras e quadras, entre outras melhorias.

A iniciativa ainda abre a Semana de Meio Ambiente de Americana, que será realizada até o dia 9 de junho em diversos locais da cidade. “Esse evento é o começo de uma mudança para que a Praia volte a ser um lugar de lazer para as famílias, e que a represa volte a ser limpa e bonita como era antigamente. Estamos chamando a atenção e a cooperação não só dos americanenses, mas de toda região, para que as próximas gerações possam desfrutar novamente da Represa Salto Grande”, disse o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias (PV).   

Público relembra bons tempos

A auxiliar administrativa, Maria Aparecida de Oliveira, de 44 anos, é residente de Hortolândia. Ela veio com a filha e amigos prestigiar o evento. Anos atrás quando eu vinha aqui, tinha um calçadão, areia, um rio bonito. Era um lugar gostoso para passear com a família. Hoje, depois de muitos anos eu estou voltando aqui e fiquei assustada com o abandono. Cadê a areia, a praia? Por isso espero que os políticos comecem a fazer algo a mais. Porque realmente era um lugar muito bonito e de lazer, e que poderia inclusive, ter shows como esse do Guilherme Arantes”, explica.

A opinião da empresária americanense Andrea Faraone, de 50 anos, não é diferente. “Eu acho uma tristeza o estado que está realmente a Paria dos Namorados. Acho um lugar bonito e tem tudo para ser um espaço usado pela comunidade e pelas cidades vizinhas. E acho também que pode ser um ponto turístico de Americana, mas precisa de carinho, investimentos para voltar ser um lugar bacana”, afirma.

Voluntária do projeto “Limpa Salto Grande”, Sônia Maria Marchi é pedagoga e vê o projeto como um ponta pé inicial para que as crianças do futuro tenham mais consciência de preservação e sustentabilidade. “Esse projeto serve para ter um amparo das autoridades para essa área que está sendo suja, poluída pela própria população, e assim mudar a cabeça de todos e torna um lugar bonito novamente para as crianças se divertirem e famílias de outras regiões e até gerar emprego para a comunidade”.

Matéria publicada: http://liberal.com.br/cidades/americana/evento-reune-7-mil-pessoas-na-orla-da-praia-dos-namorados-594149/

*Clipping - Este material não é de autoria da Assessoria do Deputado Federal Vanderlei Macris. São notícias selecionadas que constam a participação do parlamentar.