*Clipping

Todo Dia - 13/03/2017

JOÃO CONRADO KNEIPP

REUNIÃO | Assunto foi discutido em reunião com Vanderlei Macris

O projeto de PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) para execução da obra do Trem Intercidades poderá incluir um trecho já em funcionamento da linha da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que liga São Paulo a Jundiaí. A proposta do Trem Intercidades é ligar cidades do interior, entre elas Americana, à Capital, através de estações em municípios ao longo do caminho.

A ideia de envolver uma linha em operação da CPTM é tornar a parceria mais atrativa aos olhos da iniciativa privada, segundo o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB). O parlamentar, um dos que conduz a negociação do projeto, esteve presente em reunião, ontem, com representantes dos governos federal e estadual e concessionárias ferroviárias.

"O governo estadual está disposto a incluir a linha da CPTM, que liga São Paulo a Jundiaí. Então, quem ganhar essa concessão via PPI vai poder também 'levar' essa linha. Ela já existe, está funcionando. Ali, o investidor privado já vê um saldo de arrecadação, um lucro e já pode se interessar", explicou Macris.

A linha da CPTM se manteria com dois trilhos, enquanto trechos da área restante poderiam ser divididos entre vagões de carga e vagões do Trem Intercidades. "Usariam o mesmo trilho. Em alguns lugares, cabem até seis trilhos. Daria para dois (trilhos) para carga, dois do Trem Intercidades e dois para a CPTM. Dá para pôr, tem espaço para isso", disse o tucano. Ele afirmou que, por dia, a linha da CPTM transporta em média 400 mil passageiros. "Nossa demanda para o Trem Intercidades é, em média, 60 mil passageiros por dia", completou Macris.

REUNIÃO

Para tirar a PPI do papel, Macris pretende reforçar a necessidade do trem junto ao presidente Michel Temer (PMDB), em reunião a ser agendada nas próximas semanas, segundo o tucano. "Queria a participação do governador (Geraldo Alckmin, do PSDB), na reunião para mostrar que isso faz parte da prioridade do governo do Estado".

Matéria publicada: http://portal.tododia.uol.com.br/_conteudo/2017/03/cidades/134448-trajeto-pode-incluir-linha-da-cptm.php

*Clipping - Este material não é de autoria da Assessoria do Deputado Federal Vanderlei Macris. São notícias selecionadas que constam a participação do parlamentar.