Objetivo é tornar o município uma alternativa em relação aos espaços que existem na região, como o Viracopos, de Campinas

*Clipping

O Liberal – 03/12/2016

A Prefeitura de Americana e a Procuradoria do Estado de São Paulo assinaram na quinta-feira (1) o termo de cessão de uma área de 260 mil metros quadrados para a ampliação do Aeroporto Municipal. A cidade reivindicava o imóvel anexo junto ao governo estadual há sete anos. Agora, a administração municipal vai elaborar um projeto da obra, que possibilita o pouso de aeronaves maiores – incluindo até mesmo o transporte de passageiros. Os recursos serão pleiteados junto aos governos estadual e federal.

O objetivo da ampliação é tornar Americana uma alternativa aos aeroportos da região, como o Viracopos, de Campinas. Como o projeto ainda será elaborado pela prefeitura, não há uma estimativa de quanto vai ser preciso investir para a ampliação do espaço. “Existia um projeto do governo federal para a ampliação de aeroportos. Pedi para o Vanderlei (Macris, deputado federal pelo PSDB) marcar uma audiência com os representantes do governo federal para ver se conseguimos essa verba e iniciar a ampliação e alargamento da pista, para poder receber aviões de porte maior do que recebemos hoje”, explicou o prefeito Omar Najar (PMDB).

Procurador do Estado, Alexandre Ferrari Vidotti explicou que o prazo de sete anos entre o pedido e a liberação da área demorou por conta da tramitação burocrática, com análises técnicas e jurídicas por vários órgãos. A permissão para o uso da área é por tempo indeterminado. “A ampliação gera divisas para a cidade, empregos e desenvolvimento regional, de interesse local e do Estado”, afirmou. A intermediação junto ao governo estadual para a cessão foi feita pelo deputado estadual Chico Sardelli (PV).

A área foi prometida por Geraldo Alckmin (PSDB), em 2014, mas no ano passado o governo anunciou que iria rever a situação, já que o IZ (Instituto de Zootecnia) vinha utilizando o terreno para pesquisas e trabalhos. O instituto chegou a pedir uma contrapartida da prefeitura para liberar o espaço, mas não houve acordo. O governo estadual solucionou os entraves e confirmou a cessão da área. No passado, a prefeitura tinha interesse em desenvolver um parque de tecnologia aeronáutica em Americana no espaço, mas optou pela ampliação do aeroporto.

Matéria publicada: http://liberal.com.br/cidades/americana/prefeitura-de-americana-ganha-area-e-busca-por-recursos-485206/

*Clipping - Este material não é de autoria da Assessoria do Deputado Federal Vanderlei Macris. São notícias selecionadas que constam a participação do parlamentar.