O mês de março registrou novo aumento recorde na inflação: 0,92%. O valor, divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a maior taxa no mês março desde 2003, quando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu 1,23%. Para o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP), o dado concretiza a “incapacidade da equipe econômica da presidente” Dilma Rousseff.

O percentual da inflação de março - 0,92% - avançou bem acima da taxa de 0,69%, assinalada no mês de fevereiro, e de março do ano passado, quando foi de 0,47%.

Alimentação e Transportes tiveram as maiores altas no resultado do IPCA, juntos somaram 79% da inflação do mês passado. O grupo Alimentação e Bebidas registrou aumento de 1,92%, sendo responsável por 51% do IPCA de março. Já o grupo Transportes, ampliou 1,38%. As passagens aéreas foram as maiores responsáveis pelo acréscimo, com alta de 26,49%.

“Esta é a maior alta [da inflação para os primeiros meses] em 11 anos! O governo não assinalava para a possibilidade deste aumento, o que demonstra que a presidente Dilma e o ministro Guido Mantega não tem acompanhado a situação econômica que temos enfrentado”, criticou o deputado Vanderlei Macris. “O governo não atua e a incapacidade da equipe econômica da presidente é completa”, enfatizou o parlamentar.

Para acessar a publicação do IBGE sobre a inflação de março clique aqui.