PSDB.org - 16/08/2016

O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito para investigar a presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros José Eduardo Cardozo e Aloizio Mercadante por tentativa de obstrução à Justiça. O caso é mantido sob extremo sigilo, mas fontes ouvidas pelo jornal O Estado de S.Paulo afirmam que o ministro autorizou, em despacho nesta segunda-feira (15), a realização de diligências em atendimento ao pedido encaminhado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em início de maio.

De acordo com o jornal, os investigadores da Lava Jato acreditam que a nomeação de Lula para a Casa Civil teria sido feita com único objetivo de conceder ao petista foro especial e assim escapar que as investigações fossem conduzidas pelo juiz Sérgio Moro em Curitiba. Essa seria apenas uma das manobras que poderiam ser configuradas como crime de obstrução de Justiça.

Segundo o Estadão, Janot também investiga a nomeação do ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas ao STJ como garantia de concessão de habeas corpus a executivos e políticos presos na operação – conforme denunciado em delação premiada pelo então líder do governo Dilma no Senado, Delcídio do Amaral (ex-PT-MS). Além disso, o procurador-geral investiga a tentativa dos ex-ministros Cardozo e Mercadante, agindo a mando de Lula, de impedir o depoimento de Delcídio.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.