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Com a dificuldade cada vez maior da locomoção de veículos pelas vias e estradas, chegou a hora de retomarmos a discussão sobre as alternativas para amenizar esse problema. Acredito no transporte ferroviário como uma opção viável para nosso Estado e todo o País.

Em São Paulo, existe um projeto desenvolvido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) ligando a capital paulista à Americana (SP). É o chamado Trem Regional ou Trem Intercidades, que sai de São Paulo, passa por Campinas (SP) e vai até Americana. O projeto está sendo finalizado pelas áreas técnicas da Secretaria do Governo de São Paulo.

Sugeri à Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, da qual faço parte, uma audiência pública para discutirmos os entraves da concretização desse projeto, a concessão de ferrovias e os seus prazos. Requerimento aceito e está marcada a realização para o dia 18 de outubro, na Câmara, em Brasília (DF).

Precisamos detectar todas as dificuldades para encontrar soluções mais rápidas e darmos início às obras. Foram convidados o Ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa; o Secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni e representantes da Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (Ferrofrente), da América Latina Logística (ALL) e da MRS Logística S.A..

São 135 quilômetros de linha com 9 estações em seu percurso. Um dos empecilhos está na liberação das vias de carga da MRS Logística e da ALL)para implantação do projeto de passageiros junto ao Governo Federal.

O Trem Regional tem investimento previsto de R$ 5 bilhões nessa primeira etapa. A velocidade máxima será em torno de 160 km/h. Como a intenção é aproveitar os trilhos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), não haveria o alto custo da compra e recolocação de trilhos.

Na prática, esse sistema poderá reduzir os congestionamentos nas rodovias, principalmente nos fins de semana e feriados.